Casamento civil: chega de dúvidas!

setembro 18, 2016


Tenho certeza que um das coisas mais assombrosas e sem muitos esclarecimentos em toda a preparação de um casamento é o civil. Ô partezinha chata e burocrática, viu?

Mas seus problemas acabaram! Organizações Tabajara Tia Larissa está aqui pra explicar tudinho pra vocês.



O que você precisa saber: essencial!


Antes de mais nada você precisa saber que existem dois tipos de casamento em cartório: Casamento Civil e Casamento Civil com Efeito Religioso. A diferença entre eles é que o Civil com Efeito Religioso é feito na igreja que você vai casar, no mesmo momento da sua cerimônia. Lembrando que você não é obrigado a fazer o Civil com Efeito Religioso só porque você vai casar na igreja. Eu casei na igreja e no cartório separadamente porque consegui gratuidade para o Casamento Civil normal e eu definitivamente não estava disposta a gastar R$ 1.200 (valor atualizado para maio/2016) só pra poder assinar os papeis na igreja. Mas o preço varia de acordo com o cartório e com o tipo de casamento também (Civil ou Civil com Efeito Religioso).


Outra coisa primordial que você não pode esquecer de jeito nenhum: o prazo.

Cartório é igual qualquer órgão público nesse país, lento e burocrático. Pra que facilitar se pode complicar, não é mesmo? #Brasilfeelings
Por isso, se você vai casar no religioso separado do civil (como eu) ou já tem data para a sua festa de casamento, o prazo máximo para iniciar o processo no cartório é de 90 dias antes da data que você já marcou para o religioso e/ou festa. Se você passar desse prazo pode ser que o civil saia depois do evento que você já programou.
Essa dica vale principalmente pra quem vai casar no religioso, pois a igreja costuma exigir a certidão de casamento ou um termo que o cartório dá quando você faz um casamento civil com efeito religioso.

De um jeito ou de outro, o primeiro passo é procurar o cartório mais próximo de sua residência e buscar informações.

Se você e seu noivo moram em regiões diferentes, aconselho que vejam os dois cartórios próximos da residência de cada um e comparem os valores cobrados para casamento, porque os valores variam e muito de acordo com a região.

Não sabe qual o cartório mais perto de você? Se você é do Rio de Janeiro, encontre aqui. Para as demais regiões, faça uma pesquisa no Google pela ANOREG do seu Estado. No site deles você encontra o cartório mais próximo de você.

Antes de ir é melhor ligar para confirmar se eles realizam mesmo casamento civil e quais os procedimentos que devem ser feitos (documentação, dias e horários de atendimento, etc).

Organizando um casamento civil

Quando encontrar o cartório, você vai levar toda a documentação: certidão de nascimento, RG, comprovante de endereço dos noivos, pagar as taxas do cartório e aí sim marcar a data. Você precisa de duas testemunhas (geralmente são duas, mas já li que cada cartório tem sua exigência) e cada uma deve estar com RG em mãos.
Nos termos da documentação que você vai assinar no cartório, deve constar se vocês irão se casar com comunhão universal de bens (patrimônio que o noivo e a noiva possuem antes do casamento e os demais bens adquiridos depois de casados), comunhão parcial de bens (bens comuns adquiridos somente após o casamento) ou separação total de bens (bens só pertencerão ao titular do documento de sua aquisição). No meu caso, por conta da gratuitidade, eu não tive essa opção e teve que ser comunhão parcial de bens.
Depois é só esperar a data do casamento e levar os documentos que pedirem. Não esquece de avisar às testemunhas da data do casamento, hora e os documentos que o cartório pedir (geralmente só RG - tanto dos noivos quanto das testemunhas).


Mudança de nome 

Esse assunto é super pessoal e vai realmente da sua escolha: você não é obrigada a mudar seu nome se não quiser. Eu não troquei meu nome principalmente porque a burocracia pra tirar n documentos de novo seria imensa e não tenho muito tempo hábil pra isso, né... Hahaha 
Então se você quiser muito receber o nome de seu futuro marido, não se esqueça de que terá que mudar TODOS os seus documentos e, assim, procurar os órgãos competentes.

O marido também pode adicionar o sobrenome da mulher caso queira, mas essa opção varia de acordo com o cartório pois não são todos que permitem.

Quer saber mais sobre o meu casamento? Aqui eu falei sobre meu dia da noiva.
Espero ter esclarecido as dúvidas! Se ainda tem perguntas não esclarecidas manda nos comentários que a gente responde! (:

Foto: Pinterest

Você também deve gostar

0 comentários