Técnica Pomodoro: como funciona?

julho 28, 2017




Oi meninas e meninos, como vocês estão? me sentindo Youtuber, só que não. Semana passada falei la no stories do Instagram (@blogpistache, segue a gente logo) sobre uma técnica que eu tinha acabado de conhecer sobre gerenciamento de tempo, chamada técnica Pomodoro.

Eu sempre fui uma pessoa muito organizada no trabalho, sempre usei um caderno pra anotar todas minhas tarefas diárias e anotações de tudo que acontecia no meu dia e isso se dava principalmente pra melhorar meu foco e pra não esquecer de nada. Porém, após ficar desempregada e me ver tendo que ficar em casa e mesmo assim ser uma pessoa produtiva, comecei a perder o ânimo ao longo dos meses e estava me vendo parada demais, procrastinando demais, sendo alguém inútil pro mundo. Era como se os dias passassem e fossem iguais, eu não tinha mudado nada no mundo nem na minha vida.

Até o momento, em que sem querer, num momento de procrastinação no Youtube, conheci um canal que ensina de uma maneira leve técnicas para melhorar o foco, dormir melhor, organizar a vida e etc. Esse canal se chama Ilustradamente e vale muito a pena conhecer! E adivinha qual foi o primeiro que vi? Sobre a técnica do Pomodoro!

Foi como falei acima, a gente sente que o dia não rende, que não consegue nem realizar as tarefas mais simples, imagina as mais difíceis e precisa por um ponto final nisso.

No que a técnica consiste?

Na ideia de que fluxos de trabalho dividos em blocos podem melhorar a agilidade do seu cérebro e estimular o foco. O tempo ideal para esses blocos, é de 25 minutos, conhecido como Pomodori.

Por que o nome Pomodoro?

Pomodoro em italiano significa tomate e esse nome foi o escolhido pelo criador da técnica, o italiano Francesco Cirillo, depois que ele usou aquele timer de cozinha em formato de tomate para gerenciar seu tempo.




Como funciona a técnica Pomodoro?

O primeiro passo da técnica é pensar em todas as tarefas que você precisa realizar no seu dia e definir a importância delas e para isso, você vai precisar aprender sobre quatro pontos importantes.

1) Tempo: a ideia é programar um cronômetro para tocar para daqui a 25 minutos. Não precisa necessariamente ser um cronômetro de tomate, pode ser no celular, um relógio, etc. O importante é mostrar o tempo e soar um alarme no final.

Esse tempo de 25 minutos, é chamado de Pomodori, durante esse período de tempo, você deve focar apenas em uma tarefa. Exemplo: fazer alguma pesquisa, estudar, fazer um relatório pro trabalho, responder emails e por ai vai.

Lembrando que, não existe meio pomodori, pomodori de 10/15 minutos. Como o Pomodori é curto, é quase impossível procrastinar nesse período de tempo.

2) Pausas: sempre que terminar um pomodori, pare por 5 minutos. Relaxe nesse espaço de tempo, beba uma água, ande um pouco ou simplesmente realize alguma tarefa que possa te relaxar. É esse espaço de tempo, que impede que você fique cansado.

* Importante!!

A cada 4 pomodoris completos, realize uma pausa maior de 15 a 30 minutos. Para ficar mais fácil, observe a ilustração abaixo:



3) Ferramentas: Além do cronômetro, você vai precisar de duas listas e elas são bem simples. A primeira lista, é chamada de Inventário, nela você vai anotar todas as tarefas que você precisa fazer atualmente e no futuro. Já a outra lista, é a de Tarefas do Dia. Nela, você vai anotar apenas as tarefas que precisa realizar naquele dia, são tarefas que você tira da lista de inventário e mais algumas tarefas que vão surgindo ao longo do dia. Você deve colocar os nomes das tarefas e uma estimativa de quantos pomodoris serão necessários para completá-las.
Ex: Preencher relatório - 3 pomodoris.

Dica: Se a tarefa por muito grande e exigir muitos pomodoris, tente dividi-la.



4º ponto - Interrupções: como lidar?

Devemos aprender a lidar com as interrupções, pois elas são inevitáveis na nossa vida. Sempre terá alguém no trabalho, na faculdade, na escola ou até mesmo em casa, que não está no mesmo ritmo que você, ou até mesmo fatores externos da vida.

Uma dica: você pode controlar algumas interrupções - como notificações no celular, notificações de email, avisar ao coleguinha do lado que você está concentrado e por ai. Isso já diminui bastante suas chances de perder o foco.

Utilizando aplicativos

Como não tinha o timer de cozinha tradicional em formato de tomate, comecei a pesquisar sobre aplicativos com essa finalidade e conheci o Foocus Keeper para IOS e o Pomodoro Timer para Android.

Para saber mais sobre cada um, é só clicar aqui (IOS) e aqui (Android)!

Adaptando seu tempo a técnica

Como tudo na vida, não podemos levar a risca tudo que fazemos e com a técnica não seria diferente. Acredito que algumas pessoas consigam se adaptar ao tempo de 25 minutos e outras não. Comece praticando a técnica com o tempo proposto e vá fazendo adaptações e alterações ao longo dos dias. O mais importante é seguir a filosofia que a técnica passa, para não perder o foco e não procrastinar.

Eu comecei a praticar a técnica semana passada e senti dificuldade de fazer as pausas em algumas tarefas onde eu estava mais empolgada. Senti que se eu tivesse aumentado um pouco o tempo do pomodori, poderia ter sido mais eficaz e não teria tido aquela quebra de concentração na pausa de 5 minutos. Por isso a importância de ver o que se adapta melhor a você e ao seu tempo.

E ai, o que acharam desse novo tema aqui no blog? Curtiram? Comenta aqui se sim, que trarei mais posts sobre esse tema de estudos!

Você também deve gostar

4 comentários