C&A e sustentabilidade
setembro 07, 2017Por mais que a C&A esteja divulgando - e não é de hoje -, nem todo mundo sabe da ação maravilhosa que estão fazendo em prol de uma moda mais sustentável. Inclusive, em parceria com a MALHA, a marca realiza um projeto que propõe novas formas de organizar, produzir e consumir moda em busca de um futuro mais sustentável e colaborativo, compartilhando valores e unindo esforços na busca por inovações que gerem um impacto positivo.
Semana passada a rede lançou uma coleção desenhada para ser reciclada feita de algodão 100% mais sustentável, com as primeiras camisetas do mundo com certificação de nível gold da Cradle to Cradle™ e estarão disponíveis em algumas lojas do Brasil e online neste mês, com versões feminina e masculina, em seis cores cada.
Além do algodão, a rede afirma usar apenas materiais seguros e confeccionadas de forma social e ambientalmente responsáveis. Além disso, em todas as etapas do processo produtivo houve reuso de água e foi utilizada energia renovável, o que justifica a certificação de nível gold (a Cradle to Cradle Certification™ possui cinco níveis de certificação: básico, bronze, prata, ouro e platina), que exige comprometimento com produção livre de químicos tóxicos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, limites de emissões de CO2, uso de pelo menos 50% de energia renovável no processo de produção, reaproveitamento de água, design pensado para pós-consumo, compromisso com as pessoas envolvidas em todo o processo de produção e outros padrões rigorosos para garantir uma produção mais limpa e com o menor impacto possível.
Além do algodão, a rede afirma usar apenas materiais seguros e confeccionadas de forma social e ambientalmente responsáveis. Além disso, em todas as etapas do processo produtivo houve reuso de água e foi utilizada energia renovável, o que justifica a certificação de nível gold (a Cradle to Cradle Certification™ possui cinco níveis de certificação: básico, bronze, prata, ouro e platina), que exige comprometimento com produção livre de químicos tóxicos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, limites de emissões de CO2, uso de pelo menos 50% de energia renovável no processo de produção, reaproveitamento de água, design pensado para pós-consumo, compromisso com as pessoas envolvidas em todo o processo de produção e outros padrões rigorosos para garantir uma produção mais limpa e com o menor impacto possível.
"Sem dúvida o lançamento dessa camiseta é um marco para o varejo de moda nacional e um grande motivo de orgulho para todos nós. Mais uma vez conseguimos trazer em primeira mão para as clientes brasileiras, um produto absolutamente inovador, reciclável e resultado de muitas pesquisas e novos processos com toda a cadeia produtiva. Estes produtos são símbolos do nosso compromisso incondicional em servir como uma plataforma de moda com impacto positivo para a sociedade", diz o presidente da C&A Brasil, Paulo Correa.
Apesar de saber que estas camisetas estão um tanto distante de serem sustentáveis primeiramente pelo valor das peças que, numa roupa com consciência ambiental já seria mais elevado por todo o processo de confecção em si, e também porque o tingimento por exemplo, continua sendo articifial, ainda fica uma pergunta: até que ponto a C&A vai se mover para ser o mais sustentável possível?
Lá no blog Modefica a maravilhosa Marina Colerato conta de vários outros detalhes sobre esse assunto.
Mas me conta a sua opinão!
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BEIJOS
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