Alimentos e cuidados que auxiliam a estética

maio 05, 2017

Os avanços da estética médica e do uso de cosméticos no Brasil têm aumentado bastante e está cada vez mais acessível para a população nos últimos anos. No entanto, a maioria das pessoas esquece a importância de uma alimentação balanceada.

O equilíbrio é a palavra chave. Dessa maneira, dietas da moda, passageiras, que priorizam determinados alimentos e excluem outros, podem acabar privando seu organismo de algum nutriente essencial e causar danos ao seu corpo e pele.

A maioria dos planos alimentares e dietas ignoram um aspecto que é fundamental na prevenção de doenças e na manutenção de saúde: o processo inflamatório. Esse processo, juntamente com hábitos alimentares inadequados, serve como base para o aparecimento de várias doenças relacionadas à vida moderna, inclusive deformações estéticas como rugas e celulite.

Hoje em dia consumimos mais alimentos pró-inflamatórios do que alimentos antiinflamatórios. Mas qual a diferença entre os dois? Alimentos pró-inflamatórios são ricos em ácidos graxos Ômega 6, gorduras saturadas, gorduras trans e alimentos com alto índice glicêmico, como por exemplo, carnes gordurosas, leite e derivados integrais, álcool em excesso, embutidos e enlatados, produtos refinados, industrializados, etc.

Os alimentos considerados antiinflamatórios são ricos em ácido graxos Ômega 3, fibras, vitaminas, minerais e alimentos com baixo índice glicêmico, como por exemplo: peixes, óleo de linhaça, azeite de oliva extra virgem, gengibre, cúrcuma, açafrão, cebola, alho, vegetais de folha verde, entre outros. 

Abaixo citamos algumas dicas nutricionais para ter uma alimentação com baixo poder pró- inflamatórios:

  • priorizar a ingestão de alimentos ricos em Ômega 3;
  • consumir peixes como salmão, atum, cavala, arenque e sardinha de três a quatro vezes por semana;
  • incluir linhaça na sua dieta. Mesclar ela com frutas, iogurte, sucos, etc;
  • aumentar o consumo de vegetais verdes escuros;
  • evitar gordura saturada, gordura trans e embutidos;
  • evitar o consumo excessivo de carne vermelha, queijos gordurosos, leite integral;
  • consumir mais frutas e vegetais;
  • consumir carboidratos integrais e evitar carboidratos refinados e com alto índice glicêmico, como melancia, arroz branco, pão branco, biscoitos, guloseimas, etc;
  • evitar o excesso de bebidas alcoólicas;
  • consumir alimentos ricos em vitamina D, vitamina A, magnésio e zinco.

Concluímos que priorizar alimentos com baixo poder pró-inflamatório é importante para evitar a inflamação crônica que tem sido considerada o “mau do século”, uma vez que está envolvida em patologias importantes como a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Em relação à estética, priorizar alimentos antiinflamatórios ajuda a evitar desordens estéticas como acne, celulite, gordura abdominal e envelhecimento cutâneo.


Estética e comportamento

Então, depois de todas essas dicas, precisamos dizer a coisa mais importante de tudo isso: o comportamento que de fato vai deixar você sempre mais bonita é, sem dúvida, o amor próprio.
O amor próprio, sob quaisquer circunstâncias sempre será o maior motivador para que você busque uma boa alimentação e cuidados estéticos. Sem contar que uma auto-estima elevada deixa naturalmente a gente mais bonita, mais feliz, sorridente, e esses elementos colaboram e muito para a beleza do nosso visu

Os aspectos emocionais influenciam diretamente na nossa imagem e estética e colaboram com o ganho ou perda de peso, bem como aspectos biológicos. Beleza é um pacote completo que inclui aquilo que transmitimos e aquilo que sentimos.
Bonito é estar segura de quem se é com qualidades e imperfeições. O corpo é uma parte importante, mas existem outras partes que precisam ser valorizadas e que compõe o que podemos chamar de beleza. Por isso, além de uma boa alimentação, o investimento em saúde emocional, auto-estima e auto-imagem colaboram para que a sua beleza seja completa.

Vou finalizar com uma frase de Facebook que muito me chama a atenção: "a curva mais bonita do corpo de uma mulher é o sorriso". Concordo plenamente.

Beijos e até a próxima!
SalvarSalvar

Você também deve gostar

0 comentários